5 dicas para melhorar o colesterol

05 dicas para melhorar seu colesterol

Exames de sangue. Ah, os exames de sangue são importantíssimos para nós nutricionistas.

Minha primeira especialização (e meu carro chefe da clínica) é cardiologia e a nutrição para melhora de doenças crônicas, como obesidade, glicose, triglicerídeos e colesterol alterados.

Todos nós precisamos estar atentos a nosso estado geral de saúde, e isso envolve fazermos nossos exames de sangue de acordo com a necessidade de cada um.

O colesterol é um tipo de gordura que faz parte da estrutura das células do nosso cérebro, nervos, músculos, fígado, pele, intestino e coração. Ele é essencial para o bom funcionamento destas células e do nosso corpo.

Além disso, ele também é importante para a formação de vitamina D e ácidos biliares, que ajudam na digestão das gorduras que ingerimos na alimentação. Dito isso, precisamos de colesterol no nosso corpo.

O que não precisamos: é o seu excesso. O que faz mal à saúde é termos este colesterol acima do necessário no nosso sangue.

Existem dois tipos principais de colesterol: O “ruim” LDL, que em excesso está associado a doenças cardíacas e o “bom” HDL que em excesso está associado a proteção cardiovascular. A nossa meta é baixar apenas o ruim.

Realize seus exames de sangue sempre pois pessoas magras ou crianças magras também podem ter colesterol alto – O exame de colesterol deve ser realizado tanto em pessoas magras quanto em pessoas com sobrepeso ou obesidade. Isso porque os níveis de colesterol não dependem apenas da qualidade da alimentação, dependem também da genética. Se você tem histórico família de colesterol alto, sua chance de ter colesterol alto é maior.

O colesterol ruim forma placa de ateroma – O excesso de LDL (colesterol ruim) causa doenças vasculares porque se deposita, na parede interna das artérias e gradualmente vai formando uma placa chamada ateroma (“aquilo que a gente chama de entupir as artérias.”).

Agora, vamos as dicas para diminuir o colesterol LDL:

  1.  Transforme seus alimentos brancos e integrais: As fibras presentes em pães integrais, macarrão integral e arroz integral vão ajudar a controlar o nível de colesterol e contribuir na diminuição e melhoras de exames de sangue.
  2.  Troque os integrais por desnatados: O teor de cálcio será o mesmo, porem com menos gordura saturada. O excesso de gordura saturada eleva os níveis de LDL (colesterol ruim).
  3.  Diminuir o consumo de carne gordas, como carne vermelha rica em gordura saturada. O consumo de gordura saturada aumenta os níveis de colesterol ruim.
  4.  Cozinhe frangos e carnes sem a pele e sem a camada de gordura. A pele do frango e a gordura da carne quando aquecida “derretem “e penetram na carne, deixando esta proteína com maior teor de gorduras.
  5.  Evite frutos do mar como o camarão. Eles têm níveis altíssimos de colesterol.

O tratamento é preventivo e permanente ou seja, para sempre – O tratamento para a melhora de exames do colesterol deve ser feito com o acompanhamento de médico junto de uma nutricionista. O objetivo é reduzir o risco cardiovascular e evitar infartos. Não adianta tratar por um período curto de tempo e depois abandonar os bons hábitos.

Até mais.

PUBLICADO POR

"Julia é mãe da Lívia e dos gemeos Laura e Eduardo. mora em Miami, tem 34 anos e é Health Coach e nutricionista."

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