10 SINAIS DE ALERTA – HORA DE PROCURAR UM ORTODONTISTA

Oi,

Seu filho tem mordida cruzada? Mordida aberta? Você já levou seu filho ao dentista e não sabe se deve levar no Ortodontista também?

Convidamos a super mãe e Dra. Claudia Mezzomo para explicar quais as diferenças e os primeiros sinais de alerta. 

Mil beijos,

Sisters & Mommies

——————

HORA DE PROCURAR UM ORTODONTISTA: 10 SINAIS DE ALERTA

As belas vivências que a maternidade nos proporciona, também nos trazem muitas incertezas, preocupações e dúvidas. Estamos sempre buscando orientações seguras para proporcionarmos um bom crescimento e melhor assistência aos nossos filhos.

 

Cuidados com o bebê, como deve ser a amamentação, a correta introdução alimentar, a periodicidade das consultas ao pediatra para acompanhamento do desenvolvimento da criança, são orientações imprescindíveis, por isso procuramos constantemente esclarecimentos sobre esses assuntos!

 

E a saúde oral do seu filho, o bom desenvolvimento e crescimento facial, a adequada evolução do desenvolvimento dentário e da mordida, também precisam ter acompanhamento do Ortodontista desde cedo, afinal a prevenção é a atitude mais acertada em se tratando de criança e, logicamente, toda mãe quer que o seu filho esteja sempre mostrando o seu melhor sorriso!

 

O Ortodontista, é um dentista, que além dos estudos da graduação (5 anos), estudou mais 3 anos para se especializar na área. Apenas ele apresenta conhecimento teórico e prática clínica para intervir prevenindo, interceptando ou corrigindo problemas de posicionamento dentário, de oclusão e demais disfunções de crescimento e desenvolvimento dos ossos da face. É o ortodontista que vai avaliar se seu filho apresenta a necessidade de usar aparelho para a correção dos dentes.

 

Muitos pais têm dúvidas em relação ao momento adequado para a primeira visita a este especialista e surpreendem-se quando descobrem que deve ser mais cedo do que eles imaginavam! A Associação Americana de Ortodontia (AAO)  recomenda que  a criança deve consultar um ortodontista, no mais tardar, aos 7 anos de idade para uma avaliação.

 

Por falta de informação, os pais desconhecem que a primeira dentição serve de guia para os dentes permanentes e acabam esperando os dentes de leite serem substituídos pelos definitivos, para irem ao ortodontista. Recomenda-se a visita a esse especialista por volta dos sete anos, porque  nessa fase a criança já pode apresentar alguns problemas ortodônticos, má oclusões que, se tratados a tempo, evitam questões mais sérias que podem levar anos para serem corrigidas.

 

Problemas de crescimento facial, como alterações na maxila ou na mandíbula; presença de hábitos deletérios, como sucção de dedo ou de chupeta, que acabam interferindo na posição dos dentes e alterações na musculatura facial, podem ser identificados nessa fase. Também se pode avaliar a presença de problemas de espaço para os dentes permanentes, que muitas vezes nascem tortos ou fora do lugar, porque não há o espaço suficiente . Dependendo da má oclusão, a criança pode apresentar alterações na fala, mastigação e deglutição.

 

10 SINAIS DE ALERTA SOBRE A SAÚDE ORAL DO SEU FILHO

  1. Os  dentes da frente não se tocam, a mordida fica aberta;
  2. A arcada superior é muito estreita e fechada, provocando uma mordida cruzada;
  3. Ocorreu perda precoce dos dentes de leite devido à cáries ou traumas;
  4. Os dentes superiores cobrem os inferiores muito mais do que o normal;
  5. O queixo está muito para a frente ou muito para trás;
  6. A criança respira mais pela boca do que pelo nariz (o correto é a respiração nasal);
  7. A criança dorme com a boca predominantemente aberta;
  8. A criança apresenta olheiras profundas e demonstra canseira constante
  9. A fala da criança é anasalada.
  10. Dentes que nascem no céu da boca ou atrás de outros.

 

Então, mamães e papais, fiquem de olho nos seus pequenos e não desperdicem a oportunidade de realizar um tratamento preventivo, o sorriso do seu filho agradece!

Até breve!!

Dra. Claudia Mezzomo Pocztaruk – É mãe da Eduarda, 4 anos, e do Felipe, 6 meses, mora em Porto Alegre e é Ortodontista.

Especialista e Mestre em Ortodontia e Ortopedia Facial PUCRS – Extensão Universitária em Saúde Oral Materno-Infantil UFRGS – Invisalign Doctor
Membro da Sociedade Gaúcha de Ortodontia e Ortopedia Facial.
Membro da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial.
Membro da World Federation of Orthodontists.
Membro da American Association of Orthodontists – Reabilitação Oral e Ortodontia
Rua. Miguel Tostes 533/202 – telefone: (51) 30627112 / 999507741 – Porto Alegre – RS
www.doutorrafael.com.br – @caumezzomo_invisalign (instagram)

 

 

PUBLICADO POR

"Compartilhe suas experiências, desabafos e dicas aqui no Sisters&Mommies. Envie seu texto para [email protected]"

Compartilhe esse post

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sisters Mommies | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

X receba todas as novidades
do blog por email!
Fique sempre por dentro de tudo que é postado no blog Sisters & Mommies!