Como sobreviver ao frio com crianças

7 Dicas para Sobreviver com os Pequenos no Inverno – Por Dra. Vivian Tabasnik

Chegou a época mais fria do ano e com ela, o terror das mães!

 

Nesse período observamos o aumento do número de doenças, visitas as emergências e até internações hospitalares, a maioria dos casos ligados ao trato respiratório dos nossos pequenos.

A rinite alérgica fica mais recorrente, a asma/bronquite se exacerba, a tosse persiste, o sangramento nasal aparece e a secreção escurece.

O que fazer para evitar tudo isso? Se não podemos evitar, como ao menos minimizá-los?

Seguem algumas dicas que toda mamãe deve saber…

 

  1. Aumente a hidratação do seu filho, por não estar calor e não suarem, eles sentem menos sede e com isso o aporte hídrico é menor, deixando as secreções das vias aéreas mais espessas, favorecendo infecções.

 

  1. Realize a lavagem nasal com soro fisiológico (cloreto de sódio 0,9%), isso não é remédio, é um hábito de higiene nasal na qual consiste em remover à secreção estagnada e as partículas de impurezas que ficam aderidas na mucosa nasal, a solução 3% é mais hipertônica e costuma arder. Se necessário utilize a solução salina no aparelho nebulizador, é ótimo para o trato respiratório inferior.

 

  1. Eles estão com muita secreção espessa com freqüência? Experimentem diminuir a quantidade de leite de vaca e seus derivados na época de crise, estes laticínios costumam aumentar a viscosidade da secreção, sendo mais difícil de eliminá-la e contribuindo para meio de cultura de bactérias.

 

  1. Ressecamento e sangramento nasal? Procure hidratar o nariz com gel à base de cloreto de sódio 0,9% ou até pomada cicatrizante específica para a área recomendada pelo seu médico. Se o sangramento for considerável lembre-se de comprimir o local e colocar bolsa de gelo para estancar. Nessa época do ano a mucosa fica mais friável e as crianças têm o hábito de manipular a região, mantenha as unhas sempre bem aparadas.

 

  1. Se seu filho acorda todo dia com crises de espirros, coriza, coceira no nariz, olhos, ouvidos e até garganta (tipo barulho de pombo), investigue com seu médico a possibilidade de uma rinite alérgica e cheque a necessidade de tratamento, principalmente com spray nasal de uso contínuo derivado do corticóide, evitando crises e desenvolvimento de sinusopatias crônicas.

 

  1. Seu filho ronca muito? Tem apnéia? Sono agitado, baba no travesseiro, respira pela boca? Se você respondeu sim a todas essas perguntas o ideal seria avaliar a famosa “adenóide”, um tecido linfóide localizado entre o nariz e a garganta que quando obstrutivo pode ser prejudicial ao desenvolvimento da criança, além de produzir muito muco e até criar um biofilme (fina camada imperceptível de microorganismos) que favorecem os processos inflamatórios.

 

  1. Vitamina D, antes só se falava em vitamina C, agora a nova queridinha da ciência é ela. Estudos comprovam que a vitamina D ajuda a melhorar o sistema imunológico, reduzindo as substâncias inflamatórias no nosso organismo, combatendo doenças auto-imunes entre outras. Portanto, lembre-se de mesmo no inverno reservar aqueles 20 minutinhos diários para exposição das crianças ao sol, de quebra ainda melhora o humor, tem coisa melhor?

 

Caso seu médico ache necessário, pode-se realizar a dosagem dos níveis de 25-hidroxi vitamina D no sangue e se preciso fazer a reposição através de medicações orais para manter o seu nível suficiente.

Espero com essas dicas poder levar mais esclarecimento das principais dúvidas que afligem a grande maioria das mães no dia a dia do consultório, o importante é sempre estar informada e atenta aos sintomas dos nossos filhos, preservando uma boa relação com seu médico.

 

Dra. Vivian Tabasnik

Médica Otorrinolaringologista e mãe do Felipe de 1 ano e 10 meses

 

 

PUBLICADO POR

"Compartilhe suas experiências, desabafos e dicas aqui no Sisters&Mommies. Envie seu texto para [email protected]"

Compartilhe esse post

Comente no Facebook

3 thoughts on “7 Dicas para Sobreviver com os Pequenos no Inverno – Por Dra. Vivian Tabasnik”

  1. Avatar Ana Luiza Dias disse:

    Ótimas dicas! Vou adotar todas no nosso dia a dia!

  2. Avatar Antonio Carlos disse:

    Que dicas maravilhosa

    1. Clarice Clarice disse:

      Que bom que gostou! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sisters Mommies | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

X receba todas as novidades
do blog por email!
Fique sempre por dentro de tudo que é postado no blog Sisters & Mommies!