8 sinais de alerta e perigo na gravidez.

8 sinais de alerta e cuidado para as grávidas – Por Denise Gomes

Trabalhando por mais de 10 anos em serviços de urgência e emergência na área de Ginecologia e Obstetrícia na maior cidade desse nosso país, posso dizer que já vi muita coisa.

Felizmente vi muita história feliz, muitos momentos emocionantes, muitos sonhos se concretizando.

Mas infelizmente também pude testemunhar muita história com final triste. Sim minha gente, a obstetrícia é maravilhosa, na grande parte das vezes está ligada as maiores alegrias que podemos saborear nessa vida, mas também está associada a grandes sofrimentos.

Nenhuma mulher, ao engravidar, imagina vivenciar problemas com sua saúde ou com a vida dos seus filhos, mas nós que trabalhamos com isso sabemos que isso pode acontecer. Por vezes, não há o que ser feito. Mas em muitas vezes vemos que a história poderia ter sido diferente.

E, justamente para tentar ajudar a diminuir alguns desses casos, trago nesse post 8 sinais de alerta para o perigo. São dicas do que fazer ou do que não fazer para não se colocar em risco durante a gestação!

  • Não ande de moto. Nem se for pertinho. Pegou o teste de gravidez, aposente o capacete. A moto, além de estar estatisticamente ligada a um número assustador de acidentes, é um veículo de muito atrito, que pode ser ruim para a gestação, desde o seu início, quando o saco gestacional está se implantando no útero.
  • Beba água. Você pode estar pensando que esse é um conselho bobo, mas não é não. Na minha prática clínica vejo que quase nenhuma gestante toma água de maneira satisfatória, algumas até propositadamente “para não precisarem ir ao banheiro”. Mas deixa eu contar uma coisinha: além de outras coisas, a água que bebemos é fundamental para evitar infecção urinária na gestação e, uma infecção dessas pode ser bem grave, evoluindo com parto prematuro ou até mesmo com infecção generalizada com risco de vida materna.
  • Não tome remédios sem orientação médica. Sim, isso vale também para aquele remedinho que você usa há anos, aquele mesmo que você compra sem receita na farmácia do bairro. Muitos medicamentos podem prejudicar a formação do bebê e isso ninguém quer, certo?
  • Não suba em bancos, escadas, cadeiras e afins. Alguém pode me explicar o que passa na cabeça de uma gestante, barriguda, que resolve de dependurar num banquinho para alcançar algo no fundo do armário??? Aff, dá arrepio só de pensar! Uma queda dessas pode ser fatal.
  • Cuide da alimentação. Aqui está um dos MANTRAS que toda grávida deveria seguir. Sim, a alimentação errada – rica em sal, gordura, açúcar, produtos industrializados – está intimamente relacionada a doenças como Diabetes Gestacional e Hipertensão Gestacional, que são as principais vilãs da Maternidade, trazendo complicações gravíssimas como óbito fetal, descolamento de placenta e eclampsia.
  • Faça o Pré Natal. Na verdade, deveria dizer, faça o “Ante Natal”, pois o ideal seria justamente se planejar para a gestação e cuidar da saúde antes de engravidar. Com esses cuidados antes e durante a gestação conseguimos diminuir consideravelmente problemas como mal formação fetal, perdas fetais e partos prematuros.
  • Não menospreze seus sintomas. Sabe aquela dorzinha que vem aumentando, aquele líquido escorrendo nas pernas, os movimentos do bebê que vem diminuindo… Peque pelo excesso e não pela falta. Mesmo que não lhe pareça nada grave, procure seu médico e tire a dúvida, antes que seja tarde de mais.
  • Escute seu médico e a equipe que lhe assiste, e não todas as outras pessoas que sempre acham que tem razão. Não 1 nem 2 vezes peguei gestantes com estágios avançados de doenças, que já haviam sido diagnosticadas e devidamente prescritas, mas que evoluíram pois alguém resolveu aconselhar a gestante a não realizar o tratamento “pois poderia fazer mal”.

Espero do fundo do meu coração que vocês tenham aproveitado essas dicas.

Beijokas, Denise.

Denise é médica obstetra, mãe da Helena e do Gustavo e autora do blog Mamãe Plena.

 

PUBLICADO POR

"Compartilhe suas experiências, desabafos e dicas aqui no Sisters&Mommies. Envie seu texto para [email protected]"

Compartilhe esse post

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sisters Mommies | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

X receba todas as novidades
do blog por email!
Fique sempre por dentro de tudo que é postado no blog Sisters & Mommies!