a paternidade perfeita

A BÚSSOLA QUE OS FILHOS BUSCAM Por Fernanda Aoki

A paternidade, diferente da maternidade, é vivida de fora para dentro; é construída na relação.

Nada muda no corpo do homem, o preparo é muito mais de questões concretas para receber o bebê, que claro já inicia no imaginário do pai, mas ele vai mesmo é se tornando pai no momento que aquele serzinho ganha existência, olha para ele, ri, quando, de repente, se vê no desafio de trocar as fraldas.

Mães superprotetoras e que querem fazer tudo, tiram o espaço dessa construção. Sabe o jargão “não basta ser pai, tem que participar”? Só se constrói paternidade na participação.

Para a psicanálise pai é esse que se torna a referência da lei, do certo e do errado e confere consistência às capacidades dos filhos, impulsionando-os para a vida. Por o pai assumir essa figura dentro de cada um, é que o olhar do pai se torna tão importante.

Quando sinto que meu pai me admira, encontro então um fortalecimento de auto-estima, porque o ideal de imagem, o que eu deveria ser atende o que eu sou. Esse olhar tem peso duplo, porque amo esse pai, e porque ele foi a escolha da mãe, então ele é sim a referência de algo que se torna o herói, o escolhido dos escolhidos.

Mas, muitas vezes, por ter que ser esse herói é que os pais se perdem. Por vezes, sendo exigente demais para que nada dê errado, ou por serem permissivos demais para não serem chatos e perderem o posto de heróis, deixando muitas vezes os filhos soltos sem a bússola do certo e errado, sem aquela auto-confiança que podem assumir uma empreitada, assim como andar de bicicleta com alguém que assina embaixo que ele já sabe dar suas pedaladas e solta as mãos para que ganhe o mundo, mas está ali .

O mais importante é quando esse “pai herói” pode ser humano, e assim ajudar os filhos o desafio de se construir entre tentativas e erros.

E ser pai a cada construção conjunta, pois só se é pai com o filho, é uma empreitada dupla, que com certeza faz ambos, pais e filhos, mais humanos.

 

Fernanda Aoki
www.fernandaaoki.com.br
Paulista mas atualmente mora no Rio de Janeiro, é Psicóloga e Mestre pela USP, Docente do Programa de Pós Graduação de Psicanálise FSP,
Especialista em funcionamento de grupos, Coach de carreira, liderança e empoderamento feminino, trabalha com a tematica das mulheres há 8 anos, é escritora e conferencista.
PUBLICADO POR

"Compartilhe suas experiências, desabafos e dicas aqui no Sisters&Mommies. Envie seu texto para [email protected]"

Compartilhe esse post

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sisters Mommies | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

X receba todas as novidades
do blog por email!
Fique sempre por dentro de tudo que é postado no blog Sisters & Mommies!