anemia infantil

Anemia infantil

Anemia é um assunto muito sério e não pode nunca ser deixado de lado, ainda mais quando estamos falando de anemia infantil.

A anemia é uma doença que pode atingir qualquer pessoa e em qualquer idade. Desde um bebezinho na barriga da mãe até uma vovó.

Basicamente, a anemia infantil ocorre pela deficiência de ferro no corpo da criança, um nutriente essencial para a vida pois atua na formação das células vermelhas do sangue, também conhecidas como hemácias, responsáveis por transportar oxigênio por todo o corpo. O ferro é tão fundamental para o desenvolvimento humano que um bebê de até um ano precisa absorver até quatro vezes mais o nutriente do que um adulto para ter um bom funcionamento de suas funções imunológicas e cognitivas.

Existem diferentes sintomas, mas nunca vamos diagnosticar a anemia apenas baseada neles. Sempre precisamos fazer um exame de sangue chamado hemograma completo, para realmente descobrir se a criança esta ou não anêmica.

Caso você ache que seu filho tem algum sintoma listado abaixo, vale a pena ficar alerta e conversar com seu pediatra.

Sintomas mais comuns: Cansaço, falta de memória, tontura, palidez na pele, falta de ar, dores musculares, taquicardia, dor de cabeça, mucosas esbranquiçadas.
Existem maneiras para evitar anemia e a principal é a alimentação.
Expor seu filho a alimentos ricos em ferro vão prevenir esta doença: Feijão, carnes, lentilha, ovos, açaí, miúdos e vísceras. Além de expor seu filho ao ferro, você pode aumentar a absorção deste ferro adicionando alimentos ricos em vitamina C como acerola, cenoura, laranja e mamão.

A nossa meta como mãe ou cuidadora é sempre fazer o melhor possível por nossas crianças.

Claro que não vamos fazer exame de sangue se a criança não demonstrar nenhum sintoma, mas se você acha que seu filho pode estar anêmico, faça sim. Todo cuidado sempre é pouco.

Até mais.

PUBLICADO POR

"Julia é mãe da Lívia e dos gemeos Laura e Eduardo. mora em Miami, tem 34 anos e é Health Coach e nutricionista."

Compartilhe esse post

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sisters Mommies | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

X receba todas as novidades
do blog por email!
Fique sempre por dentro de tudo que é postado no blog Sisters & Mommies!