Como ensinar seu filho a ler?

Como ajudar seu filho a aprender a ler?

Desde que seu filho é pequeno, você compra livros para ler para ele, não é?

Pensa em livros com temas e assuntos que você acha que ele vai curtir e aos poucos você vai descobrindo que se você seguir 100% a idade recomendada no livro seu filho já não vai ter tanto interesse assim. Pois os livros para crianças menores, são normalmente mais visuais e com menos texto, legais para estimular a criança, mas não dá uma história legal para a hora de dormir, né?

E quando chega a hora que seu filho começa a alfabetizar, você quer ler livros com ele e não mais para ele. Para isso começa uma nova busca por livros com letra bastão e de fácil leitura. Afinal por melhor que seja o enredo da história, a ideia aqui é ele começar a ler sozinho.

Conversando com uma grande amiga sobre a dificuldade que estávamos passando na época que nossos filhos ainda estavam no período silábico/pré-silábico, ou seja, quase lendo, mas ainda não, ela me indicou uma coleção de livros espetacular, chamada Coleção Estrelinha.

Nossa, parecia que um novo mundo se abria para mim. Estava claro, eu precisava comprar estes livros. A Coleção Estrelinha, existe há mais de 30 anos, desde 1982 e a autora é a Sônia Junqueira. São divididos em três níveis, 1 estrela, 2 estrelas e 3 estrelas. São histórias para quem está iniciando na aprendizagem da leitura. Palavras de sílabas simples, em frases curtas e repetidas.

Ela conseguindo ler, ela se sente mais segura e mais incentivada a continuar com a leitura.
Os livros de 1 estrela têm sílabas simples para quem está começando, o 2 estrelas é para quem já esta alfabetizado e 3 estrelas tem sílabas mais complexas para quem já consegue ler totalmente.

Já dei essa dica no Instagram, mas queria contar aqui também.

Pois funcionou muito bem e nos ajudou muito no período da alfabetização.

Vocês já conheciam? Indicam alguma outra coleção parecida?

Até a próxima.

PUBLICADO POR

"Clarice é mãe do Lucas, da Marina e da Alice. Mora no Rio de Janeiro, tem 36 anos e é publicitária."

Compartilhe esse post

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sisters Mommies | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

X receba todas as novidades
do blog por email!
Fique sempre por dentro de tudo que é postado no blog Sisters & Mommies!