Como amamentar gêmeos: maneiras para facilitar essa rotina

Amamentar é extremamente importante para a saúde, tanto da mãe quanto da criança. Existem diferentes guias e trabalhos comprovando isso. Por exemplo: mães que amamentam tem chances menores de apresentar câncer de mama e bebês que mamam apresentam menores probabilidades de doenças respiratórias.

Preciso admitir que amamentar minha filha mais velha e amamentar gêmeos foi bem diferente. A amamentação gemelar foi bem difícil. Primeiro que não é nada fácil se “acomodar” com os dois bebês no colo.

Quando recém-nascidos, é um pouco mais fácil, pois são pequeninhos e seus corpos não se batem, esmagam ou chutam. Com eles já maiores, a manobra começa a ficar um pouco mais difícil.

 

Não estou querendo desencorajar ninguém, longe disso. Mas claro, que qualquer ajuda e treino são bem-vindos, não é?! Se amamentar um bebê é difícil, imagina dois!

Recebi algumas dicas que me ajudaram muito na época e trouxe elas para vocês:

  • Gêmeos geralmente nascem menores e demoram mais tempo para mamar, então é importante esquecer um pouco o cronômetro.
  • Eles são diferentes e apresentam velocidade de sucção diferentes. Isso envolve, muitas vezes deixar um bebê mais tempo que o outro na mama.
  • Para produzir a quantidade de leite necessária para os dois, muitas vezes e precisamos da ajuda de medicamentos. Não hesite em procurar um médico, caso você ache que sua produção está baixa.
  • Descanse o máximo que puder. Para produzirmos leite precisamos dormir. (Ironia do destino, mas é verdade!)
  • Como oferecemos as duas mamas ao mesmo tempo, muitas vezes o bico do seio machuca e não tem tempo de cicatrizar. Nestes casos, o uso de intermediário ajuda muito. Ele diminui o atrito.
  • É realmente muito difícil sobrar algo de leite nas mamas para você armazenar e congelar. Então se você quiser oferecer apenas leite materno e tiver algum compromisso, se organize com antecedência. Não é fácil juntar leite para duas mamadeiras de leite materno  – Lembrando sempre que podemos congelar leite por no máximo 15 dias.
  • Precisamos de muitas almofadas para nos acomodarmos com os dois, então se você for amamentar na rua, pense bem em locais próprios para isso.
  • Precisamos deixar as duas mamas expostas, então blusas de botões são bem-vindas.
  • Não hesite em buscar ajuda caso necessário. Existem ótimas consultoras em amamentação.

Espero ter ajudado.

 

PUBLICADO POR

"Julia é mãe da Lívia e dos gemeos Laura e Eduardo. mora em Miami, tem 34 anos e é Health Coach e nutricionista."

Compartilhe esse post

[whatsapp]
Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sisters Mommies | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

X receba todas as novidades
do blog por email!
Fique sempre por dentro de tudo que é postado no blog Sisters & Mommies!