Sindorme da morte subida em bebês, como evitar?

Como evitar a Síndrome da Morte Súbita em bebês?

Eu sempre fui uma mãe que ia ao quarto das crianças só para ver se eles estavam respirando, mentira ainda vou! rsrs Mas principalmente quando eles eram recém nascidos eu tinha um preocupação maior ainda.

Se você acabou de ter filhos e não consegue parar de ficar vendo seu filho dormir, eu te entendo! Ainda que o risco da Síndrome da Morte Súbita acontecer seja pequeno, sem dúvida nenhuma é uma das maiores preocupações de uma mãe.

Meus filhos já são grandes e já não dormem em berços, mas gostaria de dividir neste post algumas coisas que aprendi sobre segurança na hora de colocar seu bebê para dormir.

13 passos para seu bebê dormir seguro:

  1. Coloque seu filho para dormir de barriga para cima no colchão, nunca de lado ou de barriga para baixo. Mesmo nas sonecas da tarde que você estará por perto. Desde 1992 quando a Acadêmia Americana de Pediatria recomendou que os bebês durmam de barriga para cima os casos de morte súbita reduziram pela metade.
  2. Não cubra o rosto e nem a cabeça do seu bebê enquanto ele dorme.  É importantíssimo que as vias aéreas estejam livres.
  3. Coloque o seu bebê para dormir em um lugar adequado para ele como berços, moisés e co-sleepers. Nada de colocar seu filho em sofás ou redes.
  4. Evite dividir a cama com seu bebê, vocês podem dormir no mesmo quarto. Mas coloque seu recém-nascido no berço e você na sua cama. Colocar o seu bebê para dormir na sua cama apesar de prático é super arriscado, aumentando em muito o risco de sufocamento.
  5. Ao comprar berço usado, certifique-se que está de acordo com as novas regras de segurança do Inmetro. Muitas coisas mudaram, justamente para garantir maior segurança aos recém-nascidos.
  6. Use um colchão firme e um lençol de baixo bem preso. Os colchões mais firmes são mais seguros e o lençol não pode estar solto.
  7. Não use bumpers ou kits berços, nenhum é seguro. Além de ser desnecessário, seu uso pode acarretar em sufocamento ou até estrangulamento.
  8. Deixe os brinquedos fora do berço, até mesmo os bichos de pelúcia.
  9. Vista seu bebê adequadamente para dormir, não coloque roupas demais pelo risco de super aquecer seu filho.
  10. Prefira um saco de dormir do que uma coberta. O famoso método do “charutinho” é ótimo, mas dê preferência para os swaddling específicos para isto.
  11. Pare de usar o método “charutinho” quando seu filho fizer 2 meses. O risco do seu filho acabar rolando é grande e ao estar preso com os braços presos pode comprometer suas vias aéreas.
  12. Gêmeos precisam de bastante espaço para dormir, ainda que seja fofo ver eles dormindo juntinhos, é necessário cada um ter seu espaço para evitar sufocamento.
  13. Tenha certeza que quem te ajuda com os cuidados do seu bebê seguirá o que você pedir. Desde babá, a avó, irmã ou até o papai, todos precisam saber e entender as regras para que seu bebê possa dormir seguro sempre.  Muita coisa mudou nos últimos 25 anos sobre os cuidados e segurança na hora de dormir, muitas vezes a avó realmente não sabe que as crianças não devem mais dormir de barriga para baixo.

Todos os passos acima são simples de seguir e seu filho dormirá muito mais seguro.

Até a próxima.

 

PUBLICADO POR

"Clarice é mãe do Lucas, da Marina e da Alice. Mora no Rio de Janeiro, tem 36 anos e é publicitária."

Compartilhe esse post

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sisters Mommies | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

X receba todas as novidades
do blog por email!
Fique sempre por dentro de tudo que é postado no blog Sisters & Mommies!