Meu filho não tem apetite. Dicas praticas para ajudar

Dicas para ajudar no apetite do seu filho

É muito comum que as mamães fiquem angustiadas com a falta de apetite de seus filhos. Precisamos saber diferenciar o que é fase e o que realmente é um problema.

Aqui em casa ainda não passei por isso, mas tenho muitas amigas e pacientes que vivem esta realidade com seus filhos.

Se na sua casa alguma criança está abaixo da curva de crescimento e/ou comendo pouco, não hesite em procurar ajuda.

Dicas para melhorar o apetite dos pequenos.

  • Tolere bagunça. Deixe seu filho pegar com a mão, conhecer, experimentar e até brincar um pouco com a comida. Neste momento não devemos ter pressa.
  • Respeite as preferências da criança. Ele assim como você, tem suas preferências alimentares.
  • Apresente novos alimentos. Novas maneiras de preparo seduzem. Não só na hora de comer, mas que chamem atenção aos olhos. Enfeite os pratos, se inspire!
  • Determine horários. Crianças precisam de rotina. O hábito de beliscar atrapalha e muito na hora das refeições.
  • Evite distrações. Após a criança sentar-se à mesa ela não deve se levantar. Desligue a tv ou qualquer aparelho que pode tirar a atenção da refeição.
  • Considere oscilações. A família deve estar atenta a motivos que naturalmente diminuam o apetite, como doenças, viroses ou até um nariz entupido.
  • Sirva porções pequenas. É muito importante a criança se sentir capaz de terminar aquele prato. E até orgulhosa de repetir.
  • O mineral zinco, colabora em restabelecer o apetite. O zinco interfere nas papilas gustativas (onde sentimos o sabor na língua), aumentando o sabor dos alimentos. A recomendação de zinco deve ser muito cautelosa, já que seu excesso pode causar enjoos e mal-estar.
  • Em algumas situações se pode utilizar também “abridores” de apetite. São fórmulas  compostas por aminoácidos (pedacinhos de proteínas) e também alguns medicamentos. Geralmente o efeito deste medicamento é transitório, além disso, podem ter efeitos colaterais como irritação, sonolência e tontura. Antes de usar sempre procure um profissional.

Para realmente tratar as dificuldades alimentares precisamos unir esforços. Muitas vezes juntando diversos profissionais, como fonoaudiólogos, nutricionistas, pediatras e psicólogos. Não hesite em buscar ajuda, a desnutrição da criança pode levar a diversas doenças graves.

Até mais.

 

PUBLICADO POR

"Julia é mãe da Lívia e dos gemeos Laura e Eduardo. mora em Miami, tem 34 anos e é Health Coach e nutricionista."

Compartilhe esse post

[whatsapp]
Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sisters Mommies | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

X receba todas as novidades
do blog por email!
Fique sempre por dentro de tudo que é postado no blog Sisters & Mommies!