Dicas para diminuir o colesterol

Dicas simples para diminuir o colesterol ruim

Minha especialização é em nutrição, doenças crônicas e cardiovasculares.

Então trabalho muito com a melhora de exames, emagrecimento e a saúde dos meus pacientes.

Elaborei estas dicas para ajudar a diminuir o colesterol.

Lembrando que são dicas gerais e o indicado sempre será o tratamento individual.

  • Abacate (betasistosterol): reduz o colesterol sanguíneo.
  • Alho e cebola (alicina e compostos derivados): estimulam a função imunológica, removem radicais livres e favorecem a redução do colesterol “ruim”. Cenoura, inhame, batata-doce e frutas cítricas (carotenóides e flavonóides): reduzem o risco de doença arterial, coronariana e de câncer graças à atividade antioxidante, além de removerem radicais livres, que danificam e aceleram o envelhecimento das células.
  • Chá verde (compostos fenólicos): reduz o risco de câncer e de doenças cardíacas por sua ação antioxidante.
  • Couves, brócolis, repolho e nabo, entre outras crucíferas (glicosinolatos): previnem câncer e doenças cardiovasculares por sua ação antioxidante nas células, pois protegem a membrana dos glóbulos vermelhos do processo de oxidação.
  • Aveia, trigo e arroz integral, entre outras fibras (glucanas): resistentes à hidrólise (as fibras não são quebradas pelas enzimas do tubo digestivo), promovem a sensação de saciedade precoce e retardam a absorção de carboidratos, açúcar e gordura.
  • Frutas cítricas (limonóides e pectinas): diminuem o risco de doenças cardiovasculares, pois reduzem a viscosidade sanguínea.
  • Leites fermentados (pro bióticos): previnem o câncer intestinal e de colo retal e participam do controle da glicemia. Esses microrganismos colaboram com o funcionamento e com o equilíbrio dos organismos benéficos da flora intestinal.
  • Soja e derivados (isoflavona): reduzem sintomas desagradáveis do climatério, previnem osteoporose, protegem contra o câncer (principalmente o de mama e o de próstata) e contra as doenças cardíacas e diminuem o colesterol ‘ruim’ pela ação antioxidante da isoflavona, que também reduz a produção de radicais livres.
  • Tomate vermelho, amora e goiaba vermelha (carotenóide licopeno): protegem contra o câncer de próstata e contra doenças cardiovasculares (o tomate na forma de molho possui maior concentração do componente ativo do que in natura).
  • Uva vermelha, sucos e vinho tinto (compostos fenólicos): protegem contra doenças cardiovasculares, principalmente arteriosclerose, por serem antioxidantes.

Estas dicas podem ser usadas no nosso dia a dia.

Se cuidem, hein?!

Até mais.

 

PUBLICADO POR

"Julia é mãe da Lívia e dos gemeos Laura e Eduardo. mora em Porto Alegre, tem 33 anos e é nutricionista."

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