Jantar em família

Jantar a mesa em família

Quem aí tem o hábito de jantar a mesa em família?

Com os horários de trabalho do meu marido e eu, e o fato das crianças dormirem mais cedo, o costume de sentar a mesa em família acontece somente em finais de semana, feriados ou férias. Mas na grande maioria das vezes, vamos em restaurantes. Claro que consigo vislumbrar as crianças crescendo, os horários de dormir deles ficando mais tarde e então teremos os jantares de família a mesa nos dias de semana também. Mas e até lá, como ensinamos bons modos a mesa?

Primeiro, o mais importante é desde pequeno mesmo que ainda não sente a mesa com a família é explicar que não devemos falar de boca cheia e comer de boca aberta.

Até 2 anos

Você pode ensinar que nem tudo se come com as mãos.

Até 3 anos

Coloque o garfo como uma opção a mais nos talheres além da colher, para a criança já ir acostumando. Aproveite para ensinar a não bater os talheres no prato.

Até 4 anos

A faca infantil já pode ser oferecida, ensine seu filho a cortar alimentos moles e empurrar a comida para o garfo/colher.

Até 5 anos

Quando a criança estiver usando o garfo com mais facilidade, troque o prato fundo por um prato normal. Você também já pode oferecer copo de vidro, mas fique sempre de olho. O uso de copo de vidro é super importante para a criança, pois existem restaurantes ou casa de algum parente que não têm a opção de copos infantis.

Até 6 anos

Ensine seu filho a colocar a mesa junto com você, ensine os locais corretos como a faca do lado direito e garfo do lado esquerdo. É hora também dele apreender a colocar os alimentos em seu próprio prato e se servir.

E a regrinha de ouro para quando seu filho já não estiver mais no cadeirão é que ele entenda que as refeições são feitas sentadas a mesa, sem se levantar toda a hora e que todos devem ter acabado de comer antes dele sair da mesa. O correto é ele pedir licença antes de levantar.

E o que queremos com tudo isto?

Ensinar nossos filhos os valores das refeições e que são um momento agradável da família estar reunida.

Até a próxima.

 

 

 

 

 

 

PUBLICADO POR

"Clarice é mãe do Lucas, da Marina e da Alice. Mora no Rio de Janeiro, tem 36 anos e é publicitária."

Compartilhe esse post

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sisters Mommies | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

X receba todas as novidades
do blog por email!
Fique sempre por dentro de tudo que é postado no blog Sisters & Mommies!