Livro Infantil, ler para uma criança

Livros que não podem faltar na biblioteca dos seus filhos – Por Juliana Druck

Me chamo Juliana, sou gaúcha de Porto Alegre, RS, Brasil, advogada de formação, tenho 40 anos e estou casada há 15. Desde então, sou madrasta do Lucas e da Catarinna, há 8 anos virei mãe do Felipe e há 5 anos da Alice. Adoro literatura infantil, desde os personagens, passando pelos enredos imaginativos e repletos de fantasia e criatividade, até as pitadas de humor, sensibilidade e poesia. Leio com meus filhos quase todas as noites. Como não tenho formação na área, apenas uma enorme curiosidade e prazer nessa rotina de leituras com os meus filhos, as escolhas dos títulos fazem parte de um garimpo um tanto aleatório e nada linear. Percorrer esse caminho incerto, de livro em livro, de descobertas e redescobertas, é tão gratificante quanto as leituras em si. Alguns livros lidos foram os preferidos da minha infância, outros foram os contos de fadas (e suas variações, atualizações, continuações) que tanto atraem os pequenos. Outros títulos foram lidos por serem de autores já muito conhecidos. Alguns foram dicas que pedi a professores das crianças ou indicações trocadas com outros familiares e pais de coleguinhas. Inúmeros outros foram presentes de amigos queridos que também nutrem esse carinho pelos livros infantis. E muitos foram livros de interesse genuíno dos meus filhos, descobertos na biblioteca da escola, na sala de aula, nas livrarias e na internet.

Em certo momento comecei a receber pedidos de dicas de livros e até de listas de livros. Da mesma forma como vamos de livro em livro sem muito planejamento, também foi como iniciei, há 6 meses o @mini_leitores, um blog no Instagram (ou um Instagram literário ou um bookstagram, como mais tarde vim a aprender), para registrar e compartilhar nossas leituras de forma atraente e interativa.

Agora que já me conhecem um pouco, compartilho com vocês 10 dicas de sites de literatura infantil que poderão ajudar vocês a montar ou incrementar a biblioteca dos seus filhos e a trilharem o seu caminho dentro desse universo. As lindas fotos acima do livro “Bruxa, Bruxa, venha à minha festa” são de autoria do Blog “A cigarra e a formiga”

Boas leituras e espero uma visita no meu blog no Instagram!

Juliana Druck Souto @mini_leitores

  1. livros indicados na coluna “Ler com os Pequenos”, de Luciana Pinsky, do site Bora aí 
  2. Os 30 Melhores Livros Infantis do Ano de 2017 pela revista Crescer 
  3. Blog do site de assinaturas de livros infantis A Taba 
  4. Lista publicada em 2007 pelo Jornal Folha de São Paulo com a ajuda de 17 especialistas em literatura de obras que toda a criança deve ler antes de virar adulto! 
  5. Blog do Livrinho
  6. Site de literatura infantil ‘A Cigarra e a Formiga” 
  7. Lista publicada pela New York Public Library “100 Great Children’s Books”
  8. Lista elaborada em 2015 pela organização Book Trust de 100 Livros para ler até os 14 anos, classificados por idade
  9. Recente seleção (de 2018) feita pelo The New York Times de excelentes livros ilustrados “Standout New Picture Books” 
  10. Blog “Era Outra Vez, de Bruno Molinero”, do jornal Folha de S.Paulo 
PUBLICADO POR

"Compartilhe suas experiências, desabafos e dicas aqui no Sisters&Mommies. Envie seu texto para [email protected]"

Compartilhe esse post

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sisters Mommies | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

X receba todas as novidades
do blog por email!
Fique sempre por dentro de tudo que é postado no blog Sisters & Mommies!