Meu filho não dorme!

Oi,

Seu filho não dorme? Cansada de passar as noites em claro com seu bebê. Você sabe o que é uma Consultora de Sono? Confira as dicas da mamãe e especialista no assunto a querida Elisa.

Mil beijos,

Sisters & Mommies

——————

Consultoria de Sono Infantil – O que é?

A privação de sono é uma das grandes mudanças sentidas pela família quando nasce um bebê. Alimentar e cuidar uma criança é quase que instintivo, mas passar as madrugadas acordada porque o bebê troca o dia pela noite, ou porque quer mamar de hora em hora pode gerar grandes transtornos para a família. Nas primeiras semanas de vida é difícil que a criança estabeleça um padrão de sono, mas com algumas técnicas e adequação de comportamentos, e também respeitando o tempo necessário para o amadurecimento emocional da criança, é possível que os pais consigam ensiná-la a dormir bem (ufa, seria ótimo, não?).

A partir da minha experiência como mãe de gêmeos, dois gurizinhos fofos e sapecas que inventavam mil brincadeiras na hora de dormir, fui buscar mais informações sobre o sono do bebê e da criança. Acabei me interessando a fundo pelo tema e estou concluindo, então, uma formação como consultora do sono materno-infantil pelo IMPI (International Maternity & Parenting Institute), e já ajudando outras mamães e famílias a estabelecerem, desde cedo, bons hábitos de sono para os pequenos.

E é sobre o sono do bebê, da gestante e da família que aceitei o gentil convite da Clarice e da Julia para passar de vez em quando aqui pelo blog escrevendo sobre o tema.

Hoje vou contar um pouquinho sobre o que é a consultoria do sono materno-infantil, como funciona, e, principalmente, como os pais podem tirar proveito dos conselhos da consultora para ajudar seus filhos a dormirem bem.

O Consultor do Sono Materno-Infantil é um profissional treinado e capacitado para trabalhar com famílias, ensinando-as a desenvolver hábitos saudáveis de sono de acordo com a idade e o desenvolvimento do bebê/criança. Atendo gestantes que estão com dificuldades para dormir ou que queiram se preparar para a chegada do bebê (através de uma sessão pré-natal), ambos os pais ou apenas um pai ou uma mãe no período do pós-parto, e com bebês e crianças de diferentes idades, com problemas comportamentais em relação ao sono. Adicionalmente, ofereço suporte, informação, educação e recursos baseados nas necessidades individuais de sono de cada família, estilo de vida e cultura. É preciso deixar muito claro que um consultor do sono não diagnostica, trata ou examina como profissional de saúde seus clientes, por isso é importante que o pediatra seja sempre consultado sobre as práticas que serão aconselhadas, e que qualquer problema de saúde seja descartado antes do início do processo.

E como funciona a consultoria? A partir de um questionário inicial e das informações colhidas com a família, seja pessoalmente, por e-mail ou skype, a consultora traça junto com os pais um plano de ação, possível de ser cumprido, respeitando, principalmente, a necessidade de sono da criança de acordo com sua idade. Se houver consenso sobre as práticas, os pais aplicam o plano de forma repetida e consistente. Normalmente, gosto de trabalhar com o período de um ou dois meses, para acompanhar o processo que pode ser somente de higiene do sono (ajuste de sonecas, ritual para o sono, ambiente de sono, rotina, entre outros), ou de educação para o sono (higiene do sono  + métodos e técnicas para dormir à noite). Porém, também me ajusto às situações de cada família, que devem estar confortáveis para escolher a melhor proposta. Os planos são feitos de forma personalizada e com o maior carinho para cada caso, respeitando o estilo de maternagem e paternagem das famílias, e contempla as recomendações para as próximas fases do desenvolvimento da criança.

Os treinamentos partem do princípio de que os bebês aprendem associações de sono, ou seja, se dormem sempre da mesma forma, vão precisar dessa mesma situação para voltar a adormecer. O treinamento de sono fará com que a criança ou substitua essa associação por outra que não dependa dos pais, ou simplesmente aprenda a dormir sem precisar de ajuda. O que mais está presente em nosso plano de sono ou métodos para ensinar as crianças a dormirem é implementar a consistência e os hábitos regulares, que variam de família para família.

 

Feitas todas essas colocações, o mais importante é ressaltar que os melhores resultados obtidos certamente são aqueles em que os pais ou familiares estejam dispostos a mudar padrões ou ajustar alguns comportamentos no sentido de ajudar seu filho a melhorar o padrão de sono. As famílias podem pensar, por exemplo, em desenvolver um pequeno ritual para o momento da cama, e estabelecer um horário que seja adequado à dinâmica familiar, respeitando o padrão escolhido pelo menos por algumas semanas, mesmo que isso signifique sacrificar alguma programação, naquele período. Sempre reforço, também, que o ideal seria os pais se informarem sobre as características do sono do recém-nascido, do bebê e da criança antes mesmo do nascimento, pois desde muito pequenos podem iniciar um processo de ensinar seus filhos a ter bons hábitos relacionados ao descanso, o que certamente será muito importante quando as crianças atingirem a idade de frequentar a escola, por exemplo. Mas nem tudo está perdido para aquelas famílias que não tem mais um bebezinho em casa, pois de uma forma bem lúdica, fazendo do momento de dormir um horário agradável, é possível auxiliar também os maiores. Existem, portanto, muitas formas das famílias se beneficiarem do trabalho do consultor do sono, mas o mais importante, sem dúvida nenhuma, é os pais estarem seguros de que querem passar pelo processo, e comprometidos com a consistência dos hábitos.

Hoje eu quis me apresentar e apresentar a consultoria para as leitoras do blog, mas, na próxima oportunidade, voltarei falando sobre o sono da gestante antes e depois do parto, e trazendo o depoimento muito gratificante de uma mãe que passou pelo processo de educação para o sono.

Até a próxima e bom sono!

 

Elisa Scheibe Marty é mãe dos gêmeos Martin e Franco, de 3 anos de idade e Consultora do Sono com certificação pelo IMPI (International Maternity e Parenting Institute).

[email protected]

 

PUBLICADO POR

"Compartilhe suas experiências, desabafos e dicas aqui no Sisters&Mommies. Envie seu texto para [email protected]"

Compartilhe esse post

[whatsapp]
Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sisters Mommies | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

X receba todas as novidades
do blog por email!
Fique sempre por dentro de tudo que é postado no blog Sisters & Mommies!