Meu filho não quer comer, e agora?

Meu filho não quer comer mais nada!” Essa é uma das frases mais faladas pelas mães, mas tenha calma, algumas vezes a criança apenas começou a negar algum alimento.

Como explicar esta atitude? Está imitando algum amiguinho? Ou ele simplesmente enjoou?

Muitas amigas e pacientes, dividem comigo esta preocupação. Que simplesmente seus filhos começaram a negar alguns alimentos, e que geralmente são os mais saudáveis (nunca vi criança negando chocolate pelo menos).

Acho importante ressaltar que o ganho de peso, diminui após o primeiro ano de vida. Neste primeiro ano o peso da criança triplica e depois disso, ele começa a aumentar cerca de 10 a 20% apenas. Então, a diminuição no ganho de peso é normal.

O apetite de cada criança pode variar a cada dia, e também, de acordo com sua saúde. Viroses, sono, mudanças na rotina, enfim, tudo pode comprometê-lo.

O importante é a criança estar no seu percentil de normalidade de peso e altura – aquela curva que temos na carteira da criança -. Além disso, eles não precisam comer toda a quantidade que está no prato, e sim, o bastante para ficarem satisfeitos.

Que somos o exemplo para os nosso filhos, todo mundo sabe, mas mais importante que isso, é criarmos um ambiente tranquilo na hora da alimentação. Imposições e brigas só atrapalham nesta hora, como por exemplo, a frase: Coma isso senão você vai de castigo! Pode parecer bem bobo, mas funciona muito mais o reforço positivo.

Dicas para lidar com criança que não quer comer – usei minhas experiências pessoais e profissionais:

  • Mantenha o ambiente tranquilo. Nós também não gostamos de comer em lugares agitados.
  • O prato servido deve ser atrativo. Parece besteira, mas se a comida vem com a “cara ruim”, até nós não gostamos também.
  • Varie as formas de servir um mesmo alimento. Se a criança não está aceitando a cenoura, por exemplo, ofereça o alimento de outra maneira: cozida, ralada, crua, em rodela, cortada, comprida, junto com o arroz (faça um arroz colorido), como o tronco de uma árvore (o cabo da cenoura é o tronco e as folhas são feitas de brócolis) e assim por diante. Vale a pena investir.
  • Seja lúdica. Jogos durante a alimentação podem ser muito interessantes para aquelas crianças que não querem experimentar novos alimentos. Por exemplo: jogos de tabuleiros com dados. Você pode até desenhar um e colocar nas casas, alimentos para provar. Se cair o número com o dado, ele precisa provar. Cada avanço no jogo, tem uma recompensa também, como: adesivos, desenhos, lápis, saídas em parques ou o que funcionar melhor para cada família. Só precisa ser algo lúdico e divertido.
  • Mude a receita. Será que a criança não enjoou? Às vezes podemos mudar um pouco as receitas, eles adoram!
  • Evite belisquetes. A criança precisa estar com fome na hora das refeições. Lanchinhos precisam ser oferecidos na hora e na quantidade correta.
  • Faça porções para criança. O estômago das crianças são menores que os nossos, portanto a quantidade que eles comem é menor. Muito pais se esquecem disso e acabam achando que a criança não come bem só porque não dá conta de um prato que foi pensado para adulto.
  • Preste atenção no seu filho! E o mais importante: criança que brinca tem energia. De algum lugar esta energia está vindo, então tenha calma, antes de se desesperar, repare como está o estado físico de seu filho. E se precisar, não hesite, procure um profissional.

Para mim, o que funcionou foi colocar a mais velha para almoçar e jantar com os irmãos menores. Antes ela almoçava comigo, já que eles almoçam e jantam cedo. Comecei a notar que ela ficava chateada e irritada que não comia com eles, e sempre era uma briga. Então, comendo com os irmãos, ela come uma colherada dela, rouba uma colherada deles, oferece uma para eles, enfim, eles se divertem.

PUBLICADO POR

"Julia é mãe da Lívia e dos gemeos Laura e Eduardo. mora em Miami, tem 34 anos e é Health Coach e nutricionista."

Compartilhe esse post

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sisters Mommies | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

X receba todas as novidades
do blog por email!
Fique sempre por dentro de tudo que é postado no blog Sisters & Mommies!