ensinar o filho a ler

O ano da alfabetização e o prazer da leitura

Semana passada dividi aqui com vocês sobre a Coleção Estrelinhas que nos ajudou no inicio da alfabetização.

Hoje quero contar um pouco mais de como foi este ano de alfabetização aqui em casa. Lucas terminou o 1 ano do Ensino Fundamental e por isso durante o ano pode escolher e trazer para casa um livro da biblioteca do colégio todos os dias.

Claro que os livros são pré-selecionados de acordo com as idades, mas mesmo assim ele sempre pediu para eu estar com ele nos momentos da leitura, ajudar com uma palavra ou outra e até as vezes quando ele já estava cansado, para eu ler para ele algumas partes. Ler é tão automático para nós, que esquecemos que é bem cansativo no início.

Amo ir a livraria e levo Lucas comigo com bastante frequência, até que em uma dessas nossas visitas ele avistou um livro chamado “As aventuras do Capitão Cueca”. Gente, seus olhinhos brilharam!

livro infantil

Ele pediu para eu comprar o volume 1 e 2 de uma só vez, que lemos praticamente em 1 semana. Voltamos na livraria e compramos os volumes 3 e 4 que novamente foram lidos com muito prazer e diversão, mas eu sempre o ajudando.

Foi aí que ficamos órfãos dos demais volumes, não conseguimos encontrar em nenhum lugar. 🙁 PS: Acabei de ler que foi relançado o 5 volume, vamos comprar!! 🙂

Passamos então para o “Homem Cão”, do mesmo autor e logo de cara ele me implorou para comprar o volume 1 e 2. Eu aceitei, mas desta vez fiz um combinado diferente, eu estaria sempre ao lado dele, mas ele teria que ler o livro todo sozinho e se ele estivesse cansado, continuaríamos lendo outro dia.

E o menino desencantou! Ele gosta tanto de ler os livros, que agora até mesmo quando não estou perto ele segue lendo na maior pose. Dá risada, se diverte! É muito fofo de ver, gente!!!

Esse pequeno de recém feitos 7 anos já lê sozinho e se perde no mundo na imaginação. Nada como descobrir o prazer da leitura.

Até a próxima.

PUBLICADO POR

"Clarice é mãe do Lucas, da Marina e da Alice. Mora no Rio de Janeiro, tem 36 anos e é publicitária."

Compartilhe esse post

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sisters Mommies | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

X receba todas as novidades
do blog por email!
Fique sempre por dentro de tudo que é postado no blog Sisters & Mommies!